❤ 5 Dicas para juntar dinheiro e se organizar financeiramente | + Planner financeiro GRÁTIS

.................................................................................................
Olá gentee! 
  Tudo bem?! 

Espero que estejam bem! :3
Hoje vim falar um pouco sobre money.  Conseguir economizar e juntar dinheiro é um desafio 😂. No entanto é muito importante sabermos administra-lo de forma inteligente para conseguirmos enfim nos organizarmos financeiramente e juntar dinheiro! Pensando nisso preparei esse post com algumas dicas para te ajudar nesse desafio financeiro. Então clique em Leia mais e confira! Dinheiro, finanças, planejamento, educação financeira

Há muitos momentos em que precisamos nos pré-dispor a juntar dinheiro e fazer  alguns cortes nas despesas em prol de alguma meta, viajem, sonho, compra e etc. Porém é importante ter em mente que a organização financeira não deve ser aplicada apenas nesses momentos, mas durante toda sua vida a partir do momento que você tem uma renda para administrar: sua mesada, primeiro salário, renda extra, salário mensal... Eu mesma estou aprendendo a ter essa organização financeira. Então tentaremos juntos! Você não está sozinha (o) hahahaha. 

  Adquirir e manter essa organização e planejamento financeiro torna suas finanças equilibradas e impede que você adquira  mais dívidas do que pode arcar ou dívidas desnecessárias (e ainda te ajuda a quitar as dívidas já feitas 😂). Tendo isso em mente vamos as dicas: 

Organize-se mensalmente | Planner financeiro
Planejar-se mensalmente é uma das primeiras atitudes que você deve tomar se quer juntar dinheiro e equilibrar as finanças. Quais são suas contas fixas? Gastos extras que possivelmente terá/teve naquele mês? O que deseja comprar? Quanto posso/quero juntar no mês em questão? 
Ter todos esses dados registrados te ajudam a identificar gastos desnecessários que ocorrem com frequência e te dão uma melhor visualização das suas prioridades financeiras e do seu dinheiro. O que te ajuda a saber quanto você pode gastar (evitando assim dívidas que você não possa arcar), além de te dar a margem de organização necessária para juntar dinheiro e enfim usa-lo para aquilo que deseja (viajar, comprar algo, investi-lo e etc...). 

*Ps: A imagem acima são as duas opções de planner financeiro que preparei para ajudar vocês nesse controle mensal! Vou deixar o link para vocês o baixarem no final do post ;). 

Torne juntar dinheiro uma META | 
Tudo o que queremos fazer sem um plano de ação é apenas uma vontade. Mas quando traçamos um plano de ação e definimos prazos a vontade passa a ser uma meta. A partir do momento que você transformar a vontade de juntar dinheiro em uma meta as chances de você realmente juntar aumentam muito! Então defina: Qual o motivo para você juntar dinheiro? Qual o valou necessário? Qual o prazo? Qual valor mensal (tipo uma mini meta)? 
Ps: Você pode estipular um valor minimo mensal e se "premiar" caso cumpra a mini meta! 

Diminua e corte gastos | 
Essa provavelmente é parte que todo mundo menos gosta quando o assunto é juntar dinheiro: Cortar e diminuir gastos! Bom, se você quer juntar dinheiro é porque tem em mente como quer usa-lo certo? Então vale a pena cortar/diminuir alguns gastos. Pense que não será para sempre (alguns cortes até são válidos manter)  e sim até ter juntado o suficiente para realizar aquela meta ou comprar aquilo que é tão desejado (use o porque de você estar juntando dinheiro como motivação). Depois de analisar seu planejamento mensal e identificar quais são os gastos mais frequentes e desnecessários (definitivamente seu ralo de dinheiro) corte-os ou pelo menos diminua-os. Não estou dizendo que você não deva sair para se divertir (afinal lazer é necessário) ou comprar algo diferente para comer e coisas do tipo, mas fique atento com a frequência que faz isso e procure alternativas mais em conta ;) 

Nos gastos fixos veja o que consegue diminuir: Economizar na conta de água, luz, telefone, comprar só o que consegue consumir e evitar desperdícios... Enfim, análise sua rotina e descubra as possibilidades!  

Economize na hora da compra | 
Estar juntando dinheiro não significa que você não irá comprar mais nada (afinal a vida continua haha) mas implica em fazer escolhas melhores na hora da compra. Conseguir um desconto na hora da compra significa economizar dinheiro, o que consequentemente faz com que sobre mais dinheiro (além da meta mensal lembra?)  para juntar. 

Para você que ama compras online tem um site super bacana que se chama Cupom Valido. Lá você encontra vários cupons atualizados diariamente de várias lojas como Walmart, Submarino, Netshoes , Americanas, Ponto Frio, Descomplica, Saraiva e muito mais! E o melhor? Você não paga nada para usar os cupons e não precisa fazer cadastro no site! <3 Eu como a doida por livros que sou, já usei um cupom do site na Saraiva e ganhei 10% de desconto: 

Vale super a pena usar os cupons. Entre no site e confira ;) 


Outras dicas para economizar na hora das compras são: 
- Se pergunte:  Eu preciso mesmo disso? ou vou comprar e provavelmente não vou usar?
- Faça pesquisa de preços! Passe em mais de uma loja, levante orçamentos, procure ofertas e promoções. 

Pode parecer chato ter que fazer pesquisa e comparar preços mas no final da compra isso faz toda diferença. Afinal como diz um provérbio chinês " Você não fica rico com o que ganha fica rico com o que poupa." 

Pesquise sobre finanças | 
Conhecimento nunca é demais! Ter um conhecimento (ainda que básico) sobre finanças e administração do dinheiro vai te ajudar a organizar melhor sua vida financeira de acordo com as suas necessidades, renda e metas. Ainda que não de para fazer um curso de administração pessoal ou algo do tipo, a internet está ao alcance de quase toda a população, recheada de conteúdos educativos e relevantes (graças a Deus!). Procure por palestras de profissionais na área, matérias sobre finanças, métodos de organização financeira, investimentos etc. Não podemos esquecer também dos bons e velhos livros, a muitos sobre administração, empreendedorismo e etc. Enfim, meios é o que não falta não é mesmo?

Vou indicar para vocês um canal muito bom cheio de dicas para juntar dinheiro, fazer investimentos e organizar sua vida financeira: O Me poupe! nos mostra de forma eficaz, simples e divertida como organizar a vida financeira. Foi assistindo os vídeos da Nath que entendi a importância de um planejamento financeiro e comecei a coloca-lo em prática na minha vida, SUPER RECOMENDO! <3 


❤ Para baixar o planner financeiro GRATUITO  que criei para vocês é só CLICAR AQUI!

É isso gente! Espero que tenham gostado do post. Você é organizado financeiramente? Consegue juntar dinheiro? Comenta aqui em baixo que eu quero saber! :D 

Beijos e fiquem com Deus!!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ameeeei as dicas! Eu pretendo começar a trabalhar esse ano, então já quero começar com consciência de que não posso simplesmente gastar tudo sem mais nem menos e essas dicas com certeza vão me ajudar a manter o pé no chão.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabs! Isso mesmo, é importante aprendermos a administrar o dinheiro desde o início! Eu também pretendo começar a trabalhar esse ano e justamente por isso comecei a pesquisar sobre finanças. Fico feliz que o post tenha ajudado!!
      Beijos e fique com Deus!

      Excluir